Pegamos emprestadas as palavras de algumas famílias para começar a contar como foi a Mostra de Ciências do 1º ano, em que as crianças apresentaram seus estudos, envolvendo o tratamento de resíduos, a criação da composteira com resíduos orgânicos e o início da horta de ervas e temperos:
“…Percebemos que as atividades desenvolvidas oportunizaram para a turma a apropriação dos conceitos explorados, principalmente a questão de sustentabilidade. As crianças também demonstraram ter aprendido sobre como é importante termos uma alimentação saudável e que vale a pena se dedicar no cultivo dos temperos e ervar. Mas o que mais chamou a atenção foi a atitude de algumas crianças em “mostrar” que o trabalho foi feito em equipe, indicando como isso é importante. Nós adoramos as propostas elaboradas pelas professoras e ficamos admiradas com a criatividade envolvida. A dedicação das professoras se reflete no aprendizado das crianças.”
Luciana e Suzi, mães do Luiz, da turma 11
“A Mostra de Ciências deste ano tinha rosto de criança, tinha sorriso de mãe, tinha orgulho de pai, tinha palmas de irmãos, tinha cheiro de capim-limão, tinha sabor de manjericão, tinha orgulho da horta, tinha broto de feijão, tinha vídeo de composteira…
Enfim, a Mostra de Ciências tinha tudo e toda a inquietação, toda alegria e todo o comprometimento com um mundo melhor, e isto é tudo o que se espera de uma escola que tem em cada criança o seu melhor projeto!”
Aline, mãe da Beatriz Santa Helena, da turma 11
Foi neste cenário, que as crianças apresentaram para os seus familiares, o que aprenderam nos projetos de Ciências Naturais. As turmas mostraram como montar uma lancheira saudável e sem produção de resíduos secos, dando as melhores opções de lanches para que se possa evitar o consumo de alimentos industrializados. Estes alimentos, além de serem menos saudáveis, produzem resíduos secos, que demoram anos para se decompor. Além disso, apresentaram o acúmulo de resíduos secos, coletados dos lanches das três turmas, durante duas semanas. Assim, as famílias foram instigadas a refletirem sobre o consumo consciente, em busca de uma alimentação equilibrada.
Falando em alimentação equilibrada, nada melhor do que colher ervas e temperos fresquinhos e direto da horta! As turmas apresentaram uma pesquisa sobre os benefícios de algumas ervas para prevenir e tratar doenças, além de degustarem um saboroso lanche feito com os temperos da nossa horta. Veja as receitas no final.
E como podemos preparar a terra para o plantio das ervas e ainda aproveitar os resíduos orgânicos? As crianças estavam com a resposta na ponta da língua e mostraram, em um vídeo, produzido durante as aulas de informática, o passo a passo para montar uma composteira.
As aprendizagens também foram apresentadas por meio de jogos, criados e muito praticados durante as aulas, como a trilha sobre a composteira e o jogo de bingo.
Para finalizar, entre aromas, sabores e saberes, as famílias visitaram a horta, conhecendo e observando as ervas e temperos e receberam de lembrancinha um bouquet uma amostra dos temperos que colhemos. O clima descontraído envolveu os visitantes, que puderam vivenciar um pouco do jeito de aprender na Projeto!
Receitas degustadas na Mostra de Ciências:
Pastinha de manjericão
Ingredientes:
5 talos de manjericão fresco
250 g de ricota
Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo: Corte a ricota em cubos grandes e coloque no mixer (ou no liquidificador); dê umas duas pulsadas, acrescente as folhas de manjericão lavadas e secas, o sal, a pimenta do reino e o azeite; bata tudo até deixar a pasta homogênea.
Patê de atum com ervas:
Ingredientes:
2 latas de atum (250 g)
3 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2colheres (sopa) de salsinha picada
Alecrim a gosto
Orégano a gosto
Modo de preparo: Bata no liquidificador o atum, a maionese, o queijo parmesão ralado e as ervas. Sirva com pão de forma, torradas ou biscoitos.