Marcio Neves
A nossa olimpíada é de brincadeira, mas as crianças fazem o seu melhor, inspiradas em seus ídolos, que observam pela TV. Quem já não experimentou a alegria da vitória? Quem não sofreu ao perder uma partida apertada? Mas quem foi consolado por um amigo do outro time sabe como isso é importante e faz ambas as partes se sentirem melhor.
Nossas provas são adaptadas para proporcionar uma participação mais igualitária e uma visão diferente das provas. No basquete, por exemplo, não precisam picar a bola, mas devem passá-la para os colegas antes de arremessar. No handebol os passes no campo de defesa não têm marcação, possibilitando a todos tocarem na bola. Apenas quando se colocam no campo adversário é que a defesa marca forte. Nas corridas de velocidade todos se esforçam e, mesmo assim, aceitam bem que um colega possa ser mais rápido numa prova e outro mais forte em outra.
Os alunos experimentaram a luta greco-romana, na qual se deve tirar o colega do círculo usando apenas a força dos braços, mas com as mãos entrelaçadas.
Nas aulas, superamos nossos próprios limites, nossas próprias marcas, como fazem os atletas nos jogos olímpicos, entendendo que lutar não é brigar e sim persistir até conseguir o objetivo. É isso que vivemos também em nossa olimpíada, além de construir o respeito às diferenças.
Os jogos olímpicos nos renovam a esperança de que é possível convivermos bem com as diferenças. Ao ver tantos rostos, tantas cores, tão diferentes e tão semelhantes a nós mesmos, como não se identificar e não acreditar que o bem conviver é algo que podemos alcançar?
Vamos aproveitar esse momento para semear esses ideais em nossas crianças e certamente teremos uma sociedade melhor para eles.
Foi uma bela semana por aqui… Realmente, as propostas foram divertidas e interessantes, envolvendo de forma especial os alunos dos diferentes anos.
Parabéns professor Marcio, excelente trabalho.!!!???
Parabéns ao coletivo da Escola Projeto, Parabéns especial para o professor Marcio.
O trabalho com o corpo é de fundamental importância. O corpo é fantástico! Ele nos possibilita caminhar, correr, saltar, estudar, ler, pensar e exercer muitas outras atividades. Nele guardamos nossas aprendizagens. A caixa nunca está lotada. Há sempre espaço para armazenar mais conhecimento. As aprendizagens não pesam!
O jogo tem importante papel nas aprendizagens em geral. Relações grupais, regras, lidar com o ganhar e o perder, com as diferenças…
A Olimpíada na escola, quando o tema está mobilizando olhares do mundo, só merece LOUVORES. Sugiro, pela importância deste trabalho, que a Escola realize Olimpíadas da Projeto com periodicidade.
Parabéns!
Obrigado pelas palavras e pelo reconhecimento do trabalho. Eles merecem o nosso melhor, pois são crianças maravilhosas.
Concordo com tuas colocações, sempre há espaço para mais conhecimento e o jogo possibilita uma série de situações ricas de aprendizado para as crianças. Estamos pensando em fazer esse tipo de atividade com mais frequência. Aguarde que vêm mais novidades.