Lúcia Hiratsuka (*)
Na Escola Projeto, ao conversar com os alunos, lembrei de um dia muito especial da minha infância.
— É amanhã?
Eu já sabia a resposta, mas perguntava diversas vezes. Tudo preparado para o “amanhã”, primeiro dia de ir para a escola. A roupa, o chinelo de dedo novo, a sacola costurada por mamãe, caderno, lápis, borracha e marmita.
A escola era longe, teria que acordar antes do sol, caminhar uma hora a pé. Nada seria problema, iria para a escola.
Naquela noite eu fui dormir cedo. Assim, o amanhã chegaria rápido. Dormi e acordei ouvindo vozes. Meus pais conversando na cozinha? Meus avós também? Será que o amanhã já estava ali? Saí da cama depressa e fui olhar. Os adultos estavam em volta da mesa.
— Que horas são?
— Nove horas.
— Nove? A escola! Estou atrasada.
Todos riram, eu não entendi.
— Calma, nove da noite. Ainda não é amanhã — minha mãe me acalmou.
Um pouco sem graça pela confusão da hora, voltei para cama e custei a dormir de novo.
O amanhã chegou enfim. Estrada de terra, companhia de algumas crianças maiores, o céu ainda escuro. A cada passo, o caminho trazia um cheiro novo. O sol se mostrava devagar. Quando a gente ia chegar? Passamos por eucaliptos, passamos por uma fazenda, por plantação de café… Até que o caminho chegou num riacho e, ao atravessarmos a ponte, avistei uma casinha de madeira. Era a minha escola. E eu ia aprender a ler e escrever em português.
Amanhã tem escola? Sim, amanhã tem escola!
Sempre que participo de um bate-papo com as crianças, penso o quanto foi especial esse lugar. Lugar que aprendi muito mais que ABC. Lugar que carrego para a vida. Os professores, os colegas (quanta diversidade), as brincadeiras, os livros, os pequenos desentendimentos, as amizades, as festas…. Preciosos encontros que acontecem nesse lugar chamado escola.
(*) Lúcia Hiratsuka nasceu no sítio Asahi, interior de São Paulo. É autora de diversos livros, dentre os quais podemos citar: Momotarto (Edelbra), Orie (Zahar), Chão de Peixes (Zahar), O caminhão (Cortez), Corrida dos caracóis (Global), Os livros de Sayuri (SM), O guardião da bola (Moderna), entre outros. Foi, neste ano, autora convidada da Escola Projeto.
***
Veja aqui o vídeo da Feira do Livro de 2019 e a sessão de autógrafos com Lúcia: