Mariana Brito (1) e Flavia Mu (2)
Arroz e feijão é cultura alimentar brasileira. E não poderia ser dupla melhor. Afinal, a combinação, além de deliciosa, é riquíssima do ponto de vista nutricional. Por essa razão – e outras listadas em seguida – arroz e feijão são a base do cardápio da Cantina BananaMaçã.
Começando pelo começo: o arroz é uma fonte de carboidratos, importante para o fornecimento de energia para o corpo; o feijão faz parte da família das leguminosas, que são fontes de proteínas vegetais e trazem um bom aporte de fibras.
A combinação dos dois ingredientes é essencial para um prato completo: o que falta em um, tem no outro. O feijão traz para o prato nutrientes como zinco, ferro e cálcio e quase todos os aminoácidos essenciais, pequenas moléculas que juntas formam a proteína. O único aminoácido que fica faltando para o feijão é a metionina. E adivinha quem tem esse aminoácido? O arroz. E aí temos uma fonte de proteína completa. Mas por que se fala tanto na ingestão de proteína? As crianças, por conta do seu intenso crescimento, precisam dela para um adequado desenvolvimento corporal e intelectual.
É preciso consumir arroz e feijão para que a demanda justifique a área de plantio. Nos últimos anos, a área dedicada ao arroz e ao feijão, assim como a mandioca, teve redução alarmante, dando lugar para a soja, cultivo que – na imensa maioria das vezes – não para na mesa do brasileiro.
De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), existem mais de 150 tipos de feijões e milhares de espécies de arroz no mundo. Comer de maneira variada – experimentando outros grãos para além do feijão preto, comprando dos produtores que trabalham com bancos de sementes, desenvolvendo o hábito de cozinhar – é essencial para a manutenção das sementes, das espécies, dos saberes e dos sabores. E essa tem sido a busca da Cantina BananaMaçã: apresentar para as crianças as possibilidades do feijão e do arroz.
Em 2024, o cardápio terá feijão preto, feijão carioca, feijão vermelho, feijão cavalo e feijão jalo – disponíveis também no freezer dos congelados para a família curtir em casa -, além de arroz biodionâmico branco, integral, cateto e agulhinha.
(1) Nutricionista da Cantina BananaMaçã.
(2) Mãe de aluna e aluno da Projeto, dos Grupos 3 e 5, respectivamente, e responsável pelo dia a dia da Cantina BananaMaçã.