Gabriela Ribeiro Filipouski (*)
Desde o início da vida, desenvolvemos habilidades que nos proporcionam resolver algumas situações que se apresentam sem a ajuda de terceiros. Ao conseguir sentar, o bebê deixa de precisar de outra pessoa para ver ao seu redor de outro ponto de vista; ao andar, além de adquirir mais uma perspectiva de visão, a criança ganha também a possibilidade de se locomover para outros lugares que lhe despertem o interesse. Desenvolver autonomia amplia horizontes e também fortalece a confiança pessoal.
Lembram do olhar de espanto, admiração e felicidade de uma criança ao conseguir fazer algo sozinha, descobrindo-se capaz? Isso não costuma acontecer na primeira tentativa, mas o erro também traz vários ensinamentos. O acerto resulta de um processo, depende de tentativas, da construção de alternativas para chegar a algum lugar. Essas descobertas também podem ser os pilares do entendimento de leis e regras que organizam a vida social.
A escola, geralmente, é o primeiro espaço de socialização que as crianças conhecem fora de casa. Nela, vivenciam um novo mundo, têm outras experiências, convivem com pessoas diferentes e ganham ainda mais autonomia.
E em casa, é possível ajudar as crianças a desenvolver autonomia? Que tal inseri-las em pequenas tarefas do cotidiano? Alguns cuidados com a casa, com as plantas ou com bichinhos de estimação podem ser feitos por crianças de diferentes idades. Brinquedos também podem ser organizados e guardados por elas.
E quanto ao material da escola? Podem cuidar do estojo, arrumar a mochila e se responsabilizarem por guardar o lanche. Nesse processo, os pais devem respeitar cada etapa do desenvolvimento infantil e acompanhar a execução da tarefa. O resultado nem sempre será perfeito, mas acompanhar cada descoberta ao lado dos pequenos é garantia de prazer para todos.
Para isso, é importante que as crianças se arrisquem e que os adultos as estimulem. Aos poucos, cada aquisição vai consolidando a construção de uma personalidade saudável, desenvolvendo a capacidade de resolver conflitos e fortalecendo a autoconfiança, o que colabora para o processo de aprendizagem.
Nossa próxima Roda de Conversa com as Famílias terá como tema a autonomia na infância e acontecerá na última quarta-feira do mês de agosto, dia 25, às 19 horas. Agendem-se e venham conversar com a gente!
(*) Mãe do Bernardo, aluno do 3º ano da escola, e Psicóloga.