Neca Baldi (*)
No dia 15/6, próximo sábado, nossa biblioteca, que voltou a ter dois espaços – Os Colegas e a Bolsa Amarela -, irá completar 30 anos! Essa data é a do aniversário de batizado, pois a biblioteca existe desde a fundação da escola, em 1989. Até 1994 não tinha esse “nome de peso” que passou a ter depois da “cerimônia”, quando tivemos a alegria de receber pessoalmente a escritora Lygia Bojunga, que veio conhecer a Escola Projeto e seus leitores(as) daquela época. Foi um momento marcante, cheio de significado. Teve até placa descerrada pela autora.
Temos um carinho muito grande pelos livros. Não foi por acaso que o evento de inauguração da nossa escola aconteceu com uma Feira do Livro e que, logo em seguida, nasceu a Editora Projeto! Uma editora (leia-se Annete Baldi) cujo propósito sempre foi primar pela edição de livros (textos e ilustrações) infantojuvenis de qualidade.
Enfim, acreditamos fortemente que o livro e a leitura são determinantes na formação de uma pessoa. E sabemos que para gostar, adquirir o hábito e se tornar leitor(a) é preciso que, desde pequenos(as), o acesso seja diário, fluído, descontraído, prazeroso, e o acervo obviamente qualificado!
Sim, a escola vai celebrar a data com as crianças! Vai ser uma semana especial, de contação de histórias e de novas descobertas literárias. Não podemos deixar passar essa data em branco.
Mas aqui para nós, o momento é de extrema tristeza: pelas bibliotecas inundadas e escolas fechadas; pelos milhares de livros “AFOGADOS” da Editora Projeto e de muitas outras editoras queridas, pela Feira do Livro da Projeto, que não pudemos viabilizar, pelo querido autor Leo Cunha que não pôde chegar…
Por isso, para amenizar a tristeza, somos também ponto de coleta de LIVROS INFANTOJUVENIS para as escolas e para as crianças que perderam seus livros.
Já separei aqui vários títulos lidos por meu filho, enquanto foi aluno da Projeto.
Essa ação ajuda a acalmar o coração!
Experimentem!
(*) Diretora da Escola Projeto.
FOTOS: Arquivo da Escola e Fabio Alt