Amanda M. Rodrigues, Deborah V. Fischer e Vanessa V. Duarte(*)
Imagina uma galeria de arte a céu aberto e com uma vista de encher os olhos… Imaginou? Pois foi nesse lugar, de fato encantador, que as turmas de 3º ano da Escola Projeto tiveram a oportunidade de passar um dia lindo e cheio de aprendizagens. Trata-se do Parque dos Mosaicos Caminho das Serpentes Encantadas, espaço de arte de Claudia Sperb, localizado na cidade de Morro Reuter.
Fruto de um trabalho que tem como compromisso expandir as experiências que envolvem a arte em diferentes dimensões, o Projeto de Mosaico do 3º ano apresenta artistas que trabalham com essa linguagem ou técnica, tais como Antoni Gaudí, Claudia Sperb e Pelópidas Thebano, passando também pela genialidade de El Anatsui, artista africano, nascido em Gana.
Além de apresentar e aproximar as crianças dos(as) artistas, o trabalho convida para a experimentação de variados materiais e texturas, possibilitando o contato com as diferentes dimensões: olhar para o grande e para o pequeno, para o coletivo e o individual, juntar cacos para formar o todo, reaproveitar materiais, trabalhar na perspectiva do simples que compõe o complexo.
É comum às nossas práticas esse esforço de aproximação das crianças aos(as) artistas, acreditando ser esse encontro fundamental para uma significação mais efetiva do trabalho. Esse tipo de projeto também possibilita a ampliação do repertório artístico e cultural dos(as) alunos(as), além de promover o desenvolvimento do senso crítico e estético.
Com Claudia Sperb, que esteve conosco em bons momentos de conversa, aprendemos um tanto mais sobre mosaicos e sobre formas de pensar e sentir a arte, que transborda, encanta e nos enche de mais vontade de vida. E a Claudia sabe como ninguém fazer com que isso aconteça, afinal, como disse a artista, “A arte é o que mexe contigo, e o artista é o que fica cutucando para que ninguém se acomode”.
E é por isso que concordamos quando ouvimos duas crianças dizerem às suas famílias, na chegada do passeio de estudos, algo assim: “não tem como a gente explicar o que foi a visita, é um lugar que não é de contar, é de sentir”.
(*) Amanda e Vanessa são Professoras do 3º ano da Projeto e Deborah é Coordenadora da série.