Mais um final de ano chegando.
E que ano, não?
Sei que não foi privilégio nosso, mas vivemos muitos momentos difíceis: escola fechada por quase 30 dias em função das enchentes na cidade; desgaste e estresse para reorganização e cumprimento de calendário; feira do livro que não aconteceu (aeroporto fechado); estoque da Editora Projeto perdido (e também de outras tantas editoras de POA), pois os livros boiaram nas águas sujas que invadiram nossa cidade; morte da ex-professora, coordenadora dedicada e competente, mãe de ex-aluna e amiga da escola, Michele Hoeveler; tensão referente ao diagnóstico da Profe Carla, que felizmente está superando esse momento difícil; final do ciclo da Deborah na Projeto, também mãe de ex-alunos, ex-professora, coordenadora e amiga, que irá trilhar novos caminhos; e, ainda, para fechar o ano com chave de ouro, um “acontecimento bombástico”, que só veio mostrar que temos discernimento, uma equipe preparada para enfrentar a adversidade, experiência e maturidade, profissionalismo e espírito de coletividade. E isso não é pouca coisa!!!






A pró-atividade e a garra para retomada e superação das dificuldades que se apresentaram foram decisivas.
Pais, mães de alunos(as) e profissionais da escola, estavam junto quando tivemos medo que a escola alagasse! Quanta força fizemos para remover livros e materiais para o andar mais alto do prédio. Marcamos encontros on-line com Leo Cunha – autor estudado este ano -, para que as crianças pudessem conversar e conhecê-lo, amenizando um pouco a falta do encontro presencial. Além de oportunizarmos para as famílias os trabalhos sobre a obra do Leo Cunha, garantimos as leituras individualizadas, que seguiram através da plataforma Elefante Letrado e também da parceria com a Livraria Paralelo 30, que, com todas as dificuldades, conseguiu exemplares em tempo para as leituras acontecerem. Estivemos junto com a Victoria, nossa ex-aluna, para a despedida de sua mãe, nossa ex-colaboradora. Torcemos muito pela Carla e garantimos que sua turma ficasse bem e amparada durante seu afastamento. Convidamos a Amanda, professora da nossa equipe e com uma formação diferenciada, para fazer parte da coordenação/25. E ainda fizemos uma visita surpresa e inusitada no Beach Club do Menino Deus, ao qual seremos sempre agradecidas pelo acolhimento!





Finalmente, em dezembro, comemoramos os 36 da escola!
Celebramos e celebraremos sempre a nossa Projeto, o trabalho sério e diferenciado, no qual vimos acreditando e investindo nesses anos todos. Honramos e agradecemos a todos e todas: famílias, alunos(as), equipe e demais profissionais que fizeram parte, estiveram junto, e também a todos os que acreditam nos propósitos da escola e seguem conosco.
Seguimos mais fortalecidos, como escola e como equipe!
Conto com vocês (e farei o possível) para que seja um ano próspero, mais um ano de acolhimento e afetos, um ano de conquistas, realizações, e muitas alegrias pelo convívio!
Todo nosso empenho vale muito em prol de uma educação de qualidade e também em prol de respeito às crianças, que são a razão de tudo!!!
Nossas marcas seguem em cada aluno(a) que passou pela escola! Não tenho dúvidas que eles(as) carregam sentimentos, aprendizagens e atitudes que contribuirão para um mundo melhor. E a escola e vocês são responsáveis por isso!!!! E temos sim que renovar nossas energias e nunca deixar de acreditar nesse PROJETO, que tem contribuição de todos e todas!
Recebam um abraço e meu agradecimento para cada um(a) de vocês.
Boas Festas.
Que venha 2025!
Neca Baldi