Rafael Silveira (*)
Na Projeto, o que move a prática do ensino da Língua Inglesa são a experiência e a aplicabilidade. Busca-se, portanto, o aproveitamento de situações de jogo simbólico das crianças e vivências inspiradas em situações reais, nas quais os conteúdos a serem aprendidos façam sentido. Para isso torna-se muito importante estar atento às crianças, perceber o que se pode aprender com elas e o que fazem espontaneamente, observando-as e ouvindo-as. Assim, a organização do currículo escolar nessa área leva em conta, além da estrutura do idioma, esses dois pilares relacionados à metodologia de trabalho e, ainda, seu aprendizado como segunda língua, aliado à frequência dos encontros (1 aula semanal), o que implica em um objetivo geral de aproximação inicial ao idioma.
Com esses elementos elabora-se os projetos de trabalho a serem desenvolvidos com os(as) alunos(as). Alguns deles, advindos da professora Tatiana Canto de Carvalho – a qual me antecedeu e orientou em meu ingresso na Projeto –, seguem sendo trabalhados, atualizados, adaptados e enriquecidos.
Em quaisquer aulas, independentemente do projeto trabalhado, procuramos expor as crianças, o mais possível, à audição da língua inglesa, seja pela minha fala em inglês, por músicas, por exercícios que contenham áudio ou por jogos diversos. Além disso, os projetos preveem, especialmente com as crianças pequenas, que elas aprimorem seus saberes por meio do brincar, esse ato que lhes é inerente e faz com que utilizem o inglês em um contexto conhecido e prazeroso, o que potencializa sua aprendizagem.
Com os mais velhos, procura-se utilizar vivências com as quais estejam familiarizadas, como a ida a um restaurante, por exemplo, proposta às turmas do 3º ano, oportunizando que elas façam pedidos em inglês a uma garçonete, paguem e, transversalmente, utilizem noções financeiras aprendidas em sala de aula com as professoras regentes, exercitando o ouvir e o falar em inglês relacionado a números. Outro exemplo nesse sentido é o do 4º ano, que aprende músicas clássicas da banda The Beatles, conhece sua história, um pouco da cultura londrina e algumas curiosidades. Como resultado desse estudo, realizam uma apresentação para as famílias, entoando as canções aprendidas, num projeto integrado com as aulas de Música. Já o 5º ano, estuda algumas produções cinematográficas emblemáticas (E.T., O Extraterrestre, Zootopia e Shrek 2), ampliando e aprimorando vocabulário, aprendendo noções gramaticais e, por fim, realizando um registro em vídeo no qual as crianças reproduzem as cenas estudadas.
Como se vê, um olhar cuidadoso à infância e ao que desperta sua atenção pode ser útil também para o ensino de uma língua estrangeira, proporcionando uma troca mais efetiva, na qual alunos(as) e professor construam, juntos, habilidades e saberes significativos.
(*) Professor de Inglês da Projeto, na Educação Infantil (Grupos 3, 4 e 5) e no Ensino Fundamental (1º a 5º ano). Graduado em Letras, pós-graduado em Ensino Bilingue e em Psicopedagogia Clínica e Institucional.