Beth Baldi (*)
Não é de hoje que admiramos e acompanhamos o trabalho da Escola da Vila, de São Paulo. Desde o nascimento da Projeto, temos com aquela equipe não só um contato frequente, mas, me atrevo a dizer, um vínculo significativo, sustentado por uma identificação cada vez mais clara e aprofundada em torno de princípios educacionais construtivistas, e formado ao longo desses mais de 30 anos de nossa existência como escola.
Foram inúmeros os cursos realizados lá em São Paulo, ou mesmo de forma on-line, nos últimos tempos. Cursos sempre compartilhados com nossa equipe, que reflete sobre as ideias trazidas, à luz de sua própria realidade e da prática que realiza, e sai sempre enriquecida. Também fizemos em sua companhia algumas viagens pedagógicas a diferentes países, e, por alguns anos, foram promovidos seminários itinerantes e assessorias aqui na nossa cidade, com profissionais da Vila vindo trabalhar conosco e com professores e especialistas de diferentes instituições de ensino, que se juntaram a nós. Sem falar nas frequentes e contínuas leituras de seus materiais, publicados em revistas (inclusive na Projeto – Revista de Educação, da Editora Projeto, de 2009 a 2012, em cujos exemplares sempre houve algum artigo da Vila), livros e, mais ultimamente, no seu blog, ou pela audição de seus podcasts.
Foram muitos encontros e, sobretudo, muitas aprendizagens, que nos levaram a aprofundar e a fundamentar nossas concepções didático-pedagógicas, ao mesmo tempo que a ampliá-las, buscando aquelas que nos serviriam de guia a cada etapa de nossa trajetória.
Um vínculo, portanto, fruto da interação em torno de ideias, reflexões e discussões, da reinvenção de práticas e da relação com pessoas, que fez crescer também – além do nosso conhecimento – a admiração por essa instituição e pelos profissionais a ela ligados, que nos ensinam muito, justamente porque não param de aprender.
É por isso que, neste momento, compartilhamos com nossa comunidade escolar mais um material precioso que a Escola da Vila produziu. Trata-se de um vídeo publicado no seu canal do youtube, junto com outros de uma programação que chamam de “Vila Conversa 2020”, em que trazem, de forma on-line neste seu 40º ano de vida, especialistas para “debater desafios e dilemas dos tempos atuais”. Nele a psicanalista Ilana Katz, pesquisadora da área da infância e doutora em psicologia e educação, com pós-doutorado em psicologia clínica, conversa com a diretora da Vila, Fernanda Flores, respondendo sobre “Crianças, famílias e escola: quais distâncias precisamos encurtar?”. A conversa foi realizada no dia 16 de junho e se encontra no link a seguir:
Temos certeza de que vocês, como nós, irão se identificar muito com as ideias e questões trazidas. Desde o início, quando a psicanalista fala sobre o que temos vivido a partir do isolamento social, citando a suspensão das alternâncias de nossa vida diária como algo com que temos de aprender a lidar, buscando outras formas de sustentação e de regulação de nossas intensidades, ou quando coloca sobre as perdas que nós todos e nossas crianças estamos tendo (não poder ir à escola ou ao trabalho, não sair de casa pra passear, deixar de conviver com amigos e avós ou outros familiares, por exemplo, entre outras até mais sérias) e sobre as possíveis formas de vê-las ou vivê-las, assim como sobre as possíveis “saídas” para essa situação, até quando cita os sentimentos e medos envolvidos na volta à escola, parecendo que adivinha nossa mente e nosso coração, passando por dicas que traz em relação a este momento que mais cedo ou mais tarde viveremos, pela ideia de alteridade, que analisa como algo especialmente importante e oportuno de se vivenciar e trabalhar agora com as crianças, pela necessidade de repactuarmos, em outras bases, com a escola, com o trabalho, com os membros da família e com os outros, assim como de compartilharmos, acolhermos e conversarmos para nos mantermos unidos, de nos cuidarmos uns aos outros, ensinando também às crianças como elas podem ajudar nesses cuidados, tudo isso nos encantou neste vídeo. E acreditamos que pode também encantar vocês, no sentido de ajudá-los a refletir sobre este momento e suas implicações, sobre o nosso modo de viver em sociedade e sobre como queremos seguir com nossa vida.
Obrigada à Escola da Vila e à Ilana Katz, por compartilharem e disponibilizarem este material tão rico!
E bom proveito às nossas queridas famílias!
(*) Diretora Pedagógica da Projeto.