Pâmela Amaro (*)
Os encontros com as crianças da escola Projeto foram muito potentes, pois oportunizaram momentos de leveza, bem-estar, cantoria, alegria e muitos aprendizados sobre negritudes e africanidades. A experiência me mostrou o impacto positivo do estudo do Samba no cotidiano escolar, proporcionando conexões familiares, entusiasmos dos(as) educadores(as) e dos(as) estudantes, contribuindo para a construção de um estado de prazer nos processos pedagógicos, para além de transformações de perspectivas sociorraciais.
O projeto político de educação das relações étnico-raciais foi aplicado dentro da escola e apresentado através do samba e das composições autorais que lançaram luz a reflexões sobre temas como matriarcalidade, oralidade, ancestralidade e africanidades do sul, incluindo as relações com elementos das tradições religiosas de matriz africana.
Em termos emotivos e afetivos, para mim, como artista, foi imensurável o impacto da atenção, do afeto, da candura, doçura e interesse trazido pelas crianças, bem como pelo retorno dos pais.
Parabenizo a todos(as) os(as) educadores(as) pelo mergulho comprometido nestas águas de Oxum-guerreira, correndo emoções, memórias e muita vida.
O show no teatro encerrou um ciclo de encontros educativos que, certamente, seguirão reverberando em nossas mentes e corações. Espero que meu samba, minhas poesias e batuques ecoem de forma positiva, a diminuir preconceitos, empoderar mulheres e, sobretudo, alegrar o mundo tão “carregado” que vivemos.
Um abraço carinhoso e muito grato.


(*) Sambista porto-alegrense, cuja obra foi estudada pelas turmas de toda a escola no 3º trimestre de 2024.