Martina Nickel e Rodrigo Marroni (1)
Nossa história com a Escola Projeto começou a se desenhar em 2016, quando tivemos a sorte de, naquela época, estarmos na mesma quadra: a Casa Musgo na Vieira de Castro e uma das sedes da Escola Projeto na José Bonifácio. Não havia ruas a atravessar, apenas um breve passeio, e logo as turmas já estavam presentes em nossas exposições, ocupando a galeria com conversas e perguntas. A cada nova visita, fomos nos encantando com os olhares atentos, a dedicação, a curiosidade e o envolvimento dos alunos e professores. Através desses encontros e conversas, pudemos compartilhar o fazer artístico, os processos, experiências, conceitos e técnicas de artistas gaúchos, criando um vínculo especial com a Escola.
Somos diretores da galeria e trabalhamos ativamente nos ateliês da Casa Musgo como artistas: as esculturas e cerâmicas de Martina Nickel abordam a relação entre o humano e o animal, com a criação de híbridos e criaturas fantásticas. As fotografias e colagens de Rodrigo Marroni exploram a conexão entre passado, presente e futuro, relacionando objetos, lugares e experiências para criar novas realidades e conceitos. Quando recebemos o convite para expandir essa parceria existente e sermos os artistas visuais estudados pela Escola Projeto, através de proposições conectadas à nossa produção, sentimos uma alegria imensa e ficamos honrados pelo convite.
Ao longo do 2º trimestre deste ano, recebemos as turmas na Casa Musgo e, aos poucos, fomos conhecendo cada aluno, entendendo as características de cada turma, apresentando nossos processos e compartilhando nossas técnicas diretamente no local onde nossos trabalhos são criados, o ateliê. Foi um desafio e, ao mesmo tempo, uma diversão comunicar conceitos e filosofias por meio de histórias, metáforas e brincadeiras, somados à própria experiência de ver e sentir nossa produção. Olhares atentos, perguntas que nos surpreendiam e a evidente vontade de produzir e criar foram o melhor retorno possível.
Após as visitas ao nosso ateliê, fomos à Escola acompanhar os primeiros passos da produção em sala de aula, com muitas referências, papéis, argila, materiais reciclados, materiais orgânicos, papel machê, costura e fotografia. Adoramos, foi emocionante o envolvimento de todos na Escola com o objetivo de valorizar os alunos, os trabalhos produzidos e os artistas.
Essa experiência de troca entre artistas, alunos e professores é, sem dúvida, um momento que marca tanto a trajetória escolar quanto o nosso pensamento criativo, como artistas. Esses encontros despertam a imaginação e enriquecem o conhecimento sobre a cultura, o fazer artístico e as diversas técnicas de uma forma prática, sensível e acessível. O contato direto com esses saberes, dentro do espaço escolar, aproxima a arte do cotidiano de todos, mostrando que qualquer pessoa pode participar desse universo criativo. Essa convivência não só amplia os olhares e horizontes, mas também fortalece o sentido de que a arte está ao alcance de todos e é uma poderosa ferramenta de transformação e expressão. Somos imensamente gratos por esse capítulo que escrevemos juntos e esperamos ter inspirado tanto quanto fomos inspirados!
(1) Artistas convidados da Projeto, que tiveram suas obras estudadas por todas as turmas da escola no 2º trimestre letivo deste ano de 2024. Coordenam a Casa Musgo, espaço de arte da cidade, com galeria, loja e atelier, que fica na Av. Venâncio Aires, 860.