No dia 24.08, as turmas de 4º ano tiveram um encontro muito bacana com o geólogo e paleontólogo Tiago Fischer. No encontro, os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de conversar e esclarecer dúvidas em relação ao estudo sobre o petróleo, que faz parte do projeto de Ciências da Natureza do 2º trimestre.
Tiago compartilhou conhecimentos importantes no diz que diz respeito à formação do petróleo, enfatizando que sua formação é algo natural, que deriva, principalmente, e segundo teorias mais difundidas, de depósitos de matéria orgânica, formados especialmente por plâncton marinho de milhões de anos atrás.
As crianças tiveram a oportunidade de perceber a importância das rochas sedimentares como depositárias do petróleo, do processo de extração e como a busca em encontrar esse recurso natural é algo complexo e que exige uma equipe grande e qualificada.
Durante as explicações, Tiago contou que podemos comparar as rochas sedimentares e o petróleo que se forma nelas, como uma torta, que é organizada em camadas. Essa “torta” precisa de uma sonda, que perfura o solo até encontrar o petróleo. Foi um encontro, literalmente, recheado de conhecimento e aprendizagens.
Que os estudos sigam encantando, cada vez mais, nossos alunos e alunas!