A proposta de solidariedade escolhida pela diretoria Projeto sem limites foi a arrecadação de leite de vários tipos para doação a uma das instituições SOS Casas de Acolhida, a partir do contato de familiares de uma das alunas do grêmio. Essa organização mantém um programa de proteção especial às crianças que foram, de alguma forma, afastadas de seu meio familiar e comunitário e que, em algum momento, poderão ser adotadas por novas famílias.
Em uma reunião com a diretoria, pensando na importância desse assunto e, considerando que temos famílias com diferentes configurações na escola e fora dela, convidamos duas delas para virem à escola contar sobre suas experiências.
Luciana e a Suzy são mães do Luiz da turma 31 e da Andrielle, ex-aluna da Projeto. Kiko Ferraz e a Priscila são pais da Júlia e do Henrique, das turmas G4 e 23, respectivamente.
As famílias revisitaram suas próprias histórias, compartilhando os momentos mais importantes, como a expectativa pela autorização do juiz, a primeira noite juntos, as primeiras refeições, a reorganização da casa, a notícia para o restante da família e os desafios enfrentados desde o início, especialmente em relação ao preconceito racial vivido em várias situações.
Curiosas, as crianças do 2º ano em diante ouviram tudo com muita atenção e também participaram do bate-papo, perguntando e contando um pouco das suas experiências: “Vocês escolheram o nome ou as crianças já tinham?”, “Que legal vocês terem se encontrado. Vocês estão sempre com um sorriso no rosto.”, “Eu só tenho a minha mãe. Ela me adotou quando eu já tinha 4 anos.”, “Meu cabelo também é enroladinho como o da Júlia.”
Acreditamos que compartilhar histórias de vida entre pessoas de todas as idades, de todos os lugares, também nos ajuda a compreender o mundo.