Marcelo Delacroix (2)
Quando cheguei no grupo, em março de 2008, ele já existia há 4 anos como Coral da Escola Projeto, sendo regido pela Helena Lopes, amiga e colega da faculdade de música (3). E, pelo interesse que o grupo demonstrava pelo canto na música popular brasileira, propus que mudássemos o conceito de “coral” para “grupo de canto”.
Já em nossa primeira apresentação fomos batizados: Sol de Si (4). “Porque o canto de vocês desperta a luz interior das pessoas”. E assim ficou.
Nesses anos todos, seguimos nos encontrando semanalmente com o objetivo de “cantar e ser feliz”. E, cantando músicas que amamos, vamos conhecendo melhor as nossas vozes, sensibilizando a nossa musicalidade e aprendendo Música através do canto.
Ao longo desses anos fizemos diversos shows em teatros da cidade (Teatro Dante Barone, da Assembleia, Teatro do Centro Cultural Santa Casa, Teatro do Sesc e Araújo Vianna) e fomos criando laços de amizade, parceria e um forte sentimento de união. Atualmente, o grupo é formado por 29 cantoras, incluindo mães de ex-alunos(as), uma coordenadora pedagógica, uma das diretoras da escola e demais pessoas que foram chegando e se agregando ao grupo.
Um dia, buscávamos inspiração para um novo projeto que nos encantasse, e a Verônica, uma das cantoras do grupo, propôs montarmos um repertório só de mulheres compositoras da Música Brasileira. A ideia foi prontamente aceita pelo grupo!
Era preciso, então, conhecê-las, para poder reconhecê-las e reverenciá-las. A partir daí, nos lançamos num longo e prazeroso processo de pesquisa, com levantamento das compositoras, busca de informações sobre sua biografia, escuta de suas canções, canto e escolha de repertório, assim como bate papos online (durante a pandemia) com algumas delas (Rosa Passos, Joyce Moreno, Sueli Costa, Fátima Guedes, Jéssica Berdet e Gisele De Santi).
Quase 4 anos depois, quando o grupo completa 15 anos, o show finalmente chega ao palco, apresentando um recorte, bastante parcial e afetivo, da produção das mulheres na Canção Brasileira, em 16 arranjos originais, criados especialmente para o grupo. Sabemos que ficaram de fora muitos nomes, que não caberiam no curto espaço de um show. Através dessa seleção (5), queremos estender nossa homenagem a todas as mulheres compositoras! E mais, a todas as mulheres.
Deixo um agradecimento especial e os parabéns a cada cantora do Sol de Si, pela dedicação, seriedade e alegria com que encararam o desafio dos arranjos e ensaios. Vocês são demais!
Agradeço também à produção, músicos e técnicos, pela paixão e competência em tudo. Obrigado a todos que colaboraram e a quem foi (e ainda irá) nos assistir!
(1) Título do show do Grupo de Canto Sol de Si, que fez uma pré-estreia nos dias 1º e 8/11/2022, e estreia nesta semana, nos dias 31/03 e 01/04/2023, sempre no Teatro do Museu do Trabalho.
(2) Músico, cantor, compositor e produtor musical. Como educador musical, trabalhou em escolas, inclusive na Projeto, em projetos sociais, oficinas de musicalização e preparação musical de atores e músicos. Coordena, atualmente, além do Sol de Si, o Grupo Quartas Cantantes, também adulto.
(3) A professora Helena Lopes criou e coordenou o grupo desde 2004, também atuando como professora de Música da Escola Projeto.
(4) Quem deu esse nome ao grupo foi o pai de uma das cantoras, que nos assistiu na ocasião.(5) O repertório desse show encontra-se no material que pode ser acessado neste link: https://issuu.com/liazanini/docs/compositoras_vers_o_vertical_2