O UPA! é um grupo musical independente formado por sete integrantes, com a voz como principal instrumento. Apresentando-se a cappella ou com arranjos vocais que incluem percussão, percussão corporal e piano, o grupo se destaca por sua versatilidade e inovação.
Em maio de 2024, o UPA! representou o Brasil em um dos maiores festivais vocais do mundo, Aarhus Vocal Festival (AAVF), na Dinamarca, onde, além de apresentar seu próprio espetáculo, também participou do concerto “Kreado” – desenhado pela artista Astrid Vang-Pedersen -, dividindo o palco com outros grandes nomes da música vocal mundial, tais como The Swingle Singers, Vocal Line, Latvian Voices, Voco Novo, Postyr e Dopplers.
O espetáculo “Ao Vivo e Em Cores” – projeto a que o grupo se dedica neste momento – é uma celebração da cultura brasileira e latino-americana, trazendo uma diversidade de ritmos como ijexá, samba, maracatu e baião. Com arranjos vocais elaborados por Pablo ou por Federico Trindade, o repertório é composto por canções de ícones como Djavan, Rúben Rada, João Donato, Eduardo Mateo, Gilberto Gil, entre outros.
A apresentação também convida o público para momentos de Circle Songs, com criação musical ao vivo e improvisos com o uso de Vocal Painting, método de regência difundido por Federico, que é o único representante, na América Latina, da RAMA (Royal Academy of Music of Aarhus/Dinamarca), instituição em que estudou seu mestrado e o programa Soloist de aperfeiçoamento artístico.
Desde sua criação, em 2009, o Grupo UPA! participa ativamente da cena musical, sendo um dos principais nomes da música coral e vocal no sul do país. Contrariando o paradigma vigente de uma educação musical voltada para uma visão eurocêntrica, o grupo inverte essa lógica, apresentando ritmos de origem latino-americana, embasados em estudo e na intenção de valorizar e perpetuar tais movimentos culturais.
O UPA! nasceu quando o regente (e fundador), Federico Trindade, cursava o bacharelado em regência coral na UFRGS e precisava organizar o seu recital de meio de curso – acontece que o aluno precisa preparar um recital (escolher repertório, montar e organizar um grupo, além de ensaiar), tanto na metade quanto no final do curso, para apresentar para uma banca examinadora, composta por professores, e também para a comunidade em geral. Essa foi, portanto, a primeira formação do Grupo UPA!.
UPA!, por sinal, faz referência a um abraço musical. A escolha do nome veio dessa brincadeira com a palavra, que é quase uma onomatopeia para o abraço ou o colo que se dá para um bebê ou criança pequena. Ou seja, ao mesmo tempo em que desperta alegria, também acolhe e abriga.
Naquele momento, o grupo era formado por 28 pessoas e, de lá pra cá, esse número variou em torno de 16 a 23 pessoas. Nesse último ano, foi tomada a decisão de assumir o formato de grupo vocal, consolidando um trabalho a partir das 7 vozes hoje presentes. Com isso, trabalhamos com arranjos vocais a quatro, cinco, seis ou sete vozes. O interessante é que esse caminho, ainda que com suas próprias singularidades, assemelha-se de alguma forma ao percurso também vivido pelos pais de Federico no seu grupo Suite Montevideo, que é inspiração até hoje para o UPA!.
Dentro da perspectiva de participações em concursos corais, destacamos que o UPA! obteve o prêmio de Melhor Grupo no Concurso Ameride, em São Lourenço/MG, em 2012; prêmios de 1º lugar na categoria Coro Misto, 2º lugar na categoria Coro de Câmara e 2º lugar na categoria Coro Sacro e Acadêmico, também no concurso Ameride, em 2012. Também conquistou o prêmio de 3º lugar na classificação geral do Concurso America Cantat, em La Plata (Argentina), em 2013, e o prêmio de 2º lugar na categoria de Coro Misto no Concurso Corearte Río de La Plata (Uruguai), em setembro de 2018.
Entre 2014 e 2016, Federico se mudou para Aalborg, na Dinamarca, para realizar o mestrado em “Music, Music Education and Rhytmic Vocal Leadership (Innovative Choir Leading)”, pela Royal Academy of Music of Denmark (RAMA). Ao concluir o mestrado e retornar de lá, Federico trouxe consigo novos projetos. Na bagagem, vieram repertório e ideias com fortes referências pessoais, arranjos originais, experimentações vocais e improvisações.
Dessa experiência, resultou o espetáculo “Profanamente Sagrado” (em 2016, 2017 e 2019), com canções que representam a diversidade musical mundial e, através de diferentes formações circulares, literalmente envolve o público nas mais diferentes sonoridades, como também o “Ao Vivo e Em Cores” (em 2018, 2023, 2024 e 2025 – com atualizações no repertório e formato), que apresenta o colorido, a alegria, a musicalidade, a leveza e também a densidade do universo da Música Popular Brasileira (MPB) e latino-americana.
Nas apresentações do UPA!, cada pessoa presente tem uma participação muito especial, integrando em diversos momentos a criação musical ao vivo e os improvisos. É que Federico dirige o grupo – e também o público – por meio de uma forma alternativa e moderna de regência, feita para conduzir os mais diversos combinados possíveis entre regente e coro, de forma não verbal, tanto em improvisos como em peças ensaiadas, através dessa linguagem de fácil acesso e entendimento. Esse método de direção se utiliza do sistema denominado VOPA (Vocal Painting), criado por Jim Daus Hjernøe (DK) e inspirado no Soundpainting de Walter Thompson (EUA), e tanto serve para criação de ostinatos e improvisos, como também para alternar dinâmicas de volume, andamento, timbre, articulações, entre muitos outros aspectos, já que o VOPA atualmente possui mais de 80 sinais e está em constante construção. É, sem dúvida, uma experiência inusitada participar dessa criação musical ao vivo, assistindo ao grupo e também sendo parte da massa sonora.
Para comemorar os 10 anos do Grupo UPA!, em 2019, com muito orgulho e carinho, Federico Trindade e Juliana Figueiredo criaram o núcleo de educação musical ProjUpa! – Projeto UPA!, que inclui o coral para jovens Upa! Jovem e o coral infantil e infanto-juvenil Upita!, além do Upa!Lab, para pessoas a partir dos 25 anos, Upita! Musicalização, UPA! Teoria e Percepção, Upa! Laboratório de Percussão e Percussão Corporal para Canto Coral.
O principal objetivo é preencher uma lacuna que se observou na educação musical no Brasil, principalmente no que consiste ao uso do nosso principal instrumento: a voz.

“Semillero” – como se diz na terra do Federico (Uruguai) – é esse lugar onde plantamos sementes para que possam brotar, regadas de afeto e cuidado.
Com uma abordagem acolhedora, que respeita as potencialidades e características de cada aluno e aluna, o ProjUpa! se baseia na proposta estética e pedagógica do Grupo UPA! e apresenta diferentes referências brasileiras, latino-americanas e também mundiais para as crianças, os adolescentes e adultos expandirem o que chamamos de “caixinha de ferramentas” para o fazer musical e – por que não? – para viver em sociedade.
Direção musical e regência: Federico Trindade
Integrantes: Juliana Figueiredo, Ticiana Cenci, Manuela Pavoni, Marina Pujol Vargas, Luís Caon, Rubens Baggio e Federico Trindade.
Coordenação: Juliana Figueiredo
Contato: (51) 992018621

