Karine Munhoz (*)
Na jornada de aprendizagem de nossos filhos, encontrar ferramentas que realmente façam a diferença nesse processo é uma sincera satisfação para qualquer família. Aqui na escola, temos a grata surpresa de contar com a Plataforma de Leitura Elefante Letrado, que vem sendo uma grande aliada no desenvolvimento da minha filha — que possui um modo singular de ver e de assimilar o mundo ao seu redor, o que, por sua vez, impacta na maneira com que ela expressa suas necessidades.
Nesse sentido, a proposta do Elefante Letrado vai bastante além da mera oferta de livros digitais. A plataforma proporciona uma experiência completa de leitura, com recursos interativos, acompanhamento do progresso, bem como conteúdos adequados ao nível de compreensão leitora de cada estudante. No caso da minha filha, esse cuidado individualizado tem sido essencial. Os livros com recursos de áudio, por exemplo, oferecem mais autonomia e ampliam sua compreensão, tornando a leitura uma atividade mais acessível, mais prazerosa e, sobretudo, mais eficiente.
Outro ponto que merece destaque foi a iniciativa da escola em promover um encontro com a CEO da plataforma, Mônica Timm de Carvalho. A presença dela em uma reunião com os pais foi fundamental para esclarecer dúvidas, apresentar a filosofia da ferramenta e mostrar como o Elefante Letrado pode ser adaptado às diferentes necessidades dos alunos. A escuta ativa e o diálogo aberto foram extremamente enriquecedores, reforçando a necessidade de letrarmos digitalmente as nossas crianças e de usarmos a tecnologia como aliada da educação.
Como mãe, é muito reconfortante ver minha filha motivada e engajada com a leitura, um hábito tão importante para a formação integral de qualquer ser humano. Saber que a escola investe continuamente em recursos inclusivos e eficazes só fortalece ainda mais a parceria entre família e instituição de ensino. Vale ressaltar, também, que essas iniciativas têm um efeito muito positivo no dia a dia escolar: os alunos passam a se sentir mais curiosos e confiantes para explorar novos títulos, o que incentiva a busca espontânea por livros nas bibliotecas da escola — especialmente porque muitos dos livros disponíveis na plataforma também estão fisicamente disponíveis por lá.

Essa integração entre o digital e o impresso cria um ambiente virtuoso de leitura e de descoberta.
Desejo e espero que essa experiência continue inspirando outras famílias e impulsionando nossas crianças a descobrirem o prazer de ler — no seu tempo, do seu jeito e, principalmente, com todo o suporte que merecem.
(*) Mãe da Maria Antônia e Jornalista.