Bethy Krieger é pianista, compositora e educadora musical, licenciada pela UFRGS. Atua intensamente na cena musical gaúcha, em especial naquela voltada à música instrumental, sendo uma das raras compositoras e instrumentistas mulheres de sua geração. Participou de várias formações de música instrumental, como Trígono, Majestic Jazz Band, Versão Brasileira e Jazz and James, tendo começado em 1987, tocando teclado no grupo Esfinge, em Florianópolis.
Compõe, além de música instrumental, canções e música para teatro e dança. Compôs, por exemplo, a trilha sonora do espetáculo “Poesias e Partituras”, com textos poéticos de Martha Medeiros e Celso Gutfreind, a trilha da coreografia para o poema “Saco de Brinquedos”, de Carlos Urbim, apresentada no Natal Luz de Gramado, e, junto com Luizinho Santos, a trilha para a história “Chapeuzinho Vermelho e o Boina Azul”, de Celso Gutfreind, apresentada em diversas escolas estaduais e na Feira do Livro.
Sua experiência musical envolve, ainda, participações em festivais, acompanhando alguns músicos, levando suas composições e até como jurada.
Realizou gravações, arranjos e shows com diversos cantores e compositores, como Gelson Oliveira, Maria Helena Anversa, Renato Guimarães, Rafael Brasil, Flora Almeida, Nancy Araújo, Marco Araújo, Ângela Jobim, Leonardo Ribeiro, Loma, Peri Souza e Zé Caradípia.
Começou seus estudos musicais na UFRGS, no Curso de Licenciatura em Educação Artística – Habilitação Piano, e, ao longo de sua trajetória, fez inúmeros cursos de especialização, com diferentes músicos.
Como educadora musical, além de experiências em diferentes escolas e creches, aulas particulares, oficinas de sensibilização musical, oficinas de música em bairros da periferia de POA e oficinas em escolas de música, lançou o livro “Descobrindo A Música- ideias para a sala de aula”, em 2005, voltado à arte-educação nas escolas, que obteve indicação para o Prêmio Açorianos de Literatura – Categoria Educação.
Seu primeiro CD, “Pampa y piano”, com composições autorais e produção de Luizinho, foi lançado em 2008, gravado com o financiamento do Fumproarte, da Prefeitura de Porto Alegre, e teve cinco indicações para o Prêmio Açorianos daquele ano, ganhando o de Melhor CD Instrumental.
Outras músicas de sua autoria estão gravadas nos dois álbuns de Luizinho Santos.
As experiências desses mais de trinta anos deram maturidade a essa musicista, não apenas nas apresentações públicas e em gravações com outros artistas, mas também como compositora do gênero.
Luizinho Santos, saxofonista, flautista e compositor, iniciou sua carreira profissional em 1979, tendo atuado com artistas significativos do meio musical gaúcho, em shows ou gravações de CDs, como Raul Ellwanger, Antonio Villeroy, Renato Borghetti, Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro e Geraldo Flach, assim como com artistas reconhecidos nacionalmente, como Cristóvão Bastos, Armando Manzanero, Pedro Mariano, Luan Santana, Guilherme Arantes e Bibi Ferreira, entre outros.
Dedica especial atenção à música instrumental, apresentando-se como solista em formações de Quarteto, Sexteto e, mais recentemente, de Octeto (mini “Big Band”, com cinco sopros e uma banda de base composta com teclado, baixo e bateria), além do duo com Bethy Krieger, em diversos projetos/eventos e locais, na capital gaúcha e no interior, como: Música no Museu e Festival de Inverno, da Prefeitura de Porto Alegre, Verão com Vida, Circuito Estadual de Música, Instituto Goethe, Salão Mourisco da Biblioteca Pública, Feira do Livro, Usina do Gasômetro, Instituto Ling e Studio Clio (Projeto Jazz Club, nos anos 2006 e 2007, em que fez mais de trinta apresentações de obras representativas de autores referenciais na história do jazz, em performances com seu Quarteto e convidados), além de shows em bares, cafés, teatros e clubes.
Outras formações de música instrumental de que já participou: Circuito Emocional, Majestic Jazz Band, OPPA (Orquestra Popular de Porto Alegre, do Maestro Paulo Dorfman), Versão Brasileira e Jazz and James. Já participou como músico convidado em apresentações da OSPA, da Orquestra da PUC e da Unisinos, e da Banda Municipal.
Também já se apresentou no exterior, especialmente na Europa, onde tocou de tudo: jazz, MPB e salsa, passando pelo erudito.
Seu primeiro CD, “Encontro dos Ventos”, de 1999, do qual também foi o produtor musical, registrou um repertório de compositores da música instrumental de Porto Alegre e teve três indicações para o Prêmio Açorianos, obtendo dois deles: os Prêmios de Melhor CD Instrumental daquele ano e Melhor Instrumentista na Categoria Sopros. Também foi pré-selecionado ao Projeto Rumos Itaú por esse trabalho.
O segundo álbum, “Almanaque popular”, com seu Octeto, lançado em 2012, foi gravado com o financiamento do Fumproarte/2009, da Prefeitura de Porto Alegre, e recebeu dois Prêmios Açorianos: Melhor Instrumentista para ele e para o trombonista do grupo e Melhor Intérprete para Luizinho.Músico extremamente talentoso e versátil, Luizinho é um dos poucos instrumentistas de sua geração que toca os quatro saxofones – soprano, alto, tenor e barítono -, além de flauta e piccolo.
O Duo, formado pelos dois músicos – Luizinho Santos e Bethy Krieger, ambos com uma carreira já consagrada, no RS e fora deste -, tem trinta e dois anos de estrada e apresenta em seu currículo shows em diversos projetos, eventos e locais, tais como: Blue Jazz, do Theatro São Pedro, Música nas Esquinas, da Prefeitura de Canela, Música ao Meio dia e trinta, Petropar e Theatro São Pedro, Feira do Livro, I Mostra Instrumental de Porto Alegre, Semana das Artes, da Casa de Cultura de Chapecó, UNISC, Vila Mimosa, em Canoas, e Fundação Ecarta, entre outros. Também já ganharam 6 Prêmios Açorianos, com mais de 20 indicações.
Em 2020, o Duo obteve mais um reconhecimento pelo seu trabalho autoral: foi selecionado pelo edital de emergência do Itaú Cultural “Arte como Respiro – Música”, e seu primeiro CD está, no momento, em pré-produção.
São os criadores do Café Fon Fon, espaço de música de Porto Alegre, que existe desde 2012, aqui bem pertinho da escola, na Rua Vieira de Castro, 22.
Para saber mais: http://cafefonfon.blogspot.com.br/
Páginas face: https://www.facebook.com/bethy.krieger e https://www.facebook.com/luizinho.santos.3
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/CafeFonFon/videos