OS FAGUNDES: UMA FAMÍLIA MUSICAL
A genética não nega: Os Fagundes são uma das famílias mais musicais e populares da cultura gaúcha. O grupo, que leva o nome da família, foi criado em 2001, mas ela já estava consagrada no cenário musical do Rio Grande do Sul. Inicialmente, o grupo era composto por Bagre Fagundes e seus filhos, Neto e Ernesto, e seu irmão Nico Fagundes.
Bagre, o pai, foi quem introduziu a cultura musical na vida dos filhos. Segundo Ernesto: “Não há como falar de nossa evolução artística sem reverenciarmos o início de tudo, nosso pai”. Essa influência paterna é apresentada ao público através dos trabalhos individuais desenvolvidos pelos filhos, mas sempre com o “pitaco” da família. “Só é bom voar bem alto, quem tiver chão para pousar”, exalta Neto Fagundes, ao referir-se à influência e importância da família em sua carreira.
Neto busca a integração entre as diferentes culturas musicais brasileiras. Desde os primeiros passos como artista, trouxe a união do regionalismo às diversas sonoridades, ligando a cultura gaúcha ao rock e ao reggae, levando o tradicionalismo para dentro dos teatros.
Da família, unida pela música, com laços fortalecidos pela amizade, Ernesto compartilha na relação com o pai (Bagre) a cumplicidade nos sentimentos. O patriarca teve como primeira referência a música mexicana e, a partir desse legado, Ernesto escolheu defender e difundir a cultura latino-americana, marca de seu trabalho. Ele afirma, inclusive, que o bombo leguero – instrumento de percussão argentino que o acompanha nas andanças pelo mundo – é a extensão de seu corpo.
O caçula, Paulinho Fagundes é um artista maduro, estudioso e instrumentista de excelência. É grato pela oportunidade de fazer música em família e ter como mestres, seu pai e os dois irmãos mais velhos. A liberdade e influência recebida fortaleceram a busca pela sua individualidade musical, conquistando parcerias de trabalho com os maiores nomes da música instrumental brasileira.
As clássicas, como “De filho para pai”, “Origens”, “Galpão Crioulo” e “Canto Alegretense”, integram o repertório do grupo.
A família Fagundes já fez apresentações por muitos pagos do Rio Grande do Sul, de cidades brasileiras e também do exterior, passando por países como Argentina, Cuba, Itália, México, Portugal, França, China, Canadá e Principado de Mônaco.
E assim seguem Os Fagundes, atualmente com a seguinte formação: Bagre: voz e gaitinha; Neto: voz e violão; Ernesto: voz e bombo leguero; e Paulinho: violão e guitarra. Mas a nova geração dessa família já vem por aí, com o Santiago participando de várias apresentações do grupo, principalmente tocando seu bombo leguero ao lado do pai, Ernesto!
O estudo da obra dos Fagundes, no 3º trimestre letivo da Projeto, promete muito aprendizado, cantoria, dança e muita alegria!
Crédito fotos: Eduardo Rocha