Do Blog da Escola da Vila/SP – 15 de Setembro de 2022
Por Fernanda Flores, Direção da Escola da Vila
Queremos acreditar que os “tempos de pandemia” estão, afinal, chegando ao fim, mas os efeitos desse período sem precedentes ainda serão objeto de estudos, conversas e muitas discussões por muitos e muitos anos…
O contato entre as pessoas no pós-pandemia e a retomada das atividades presenciais, ainda de forma cuidadosa, depois de incontáveis meses de isolamento, têm apresentado grandes desafios para o mundo, e para as escolas não seria diferente.
Além da importante atenção voltada às defasagens de aprendizagens e conteúdos, atualmente, um dos assuntos que mais preocupa famílias, educadores e educadoras é a saúde mental das nossas crianças e jovens.
Tal cenário une escolas e famílias em torno de um objetivo em comum: contribuir para a melhora do bem-estar das novas gerações.
Pensando nisso, a Direção Pedagógica do Grupo Bahema Educação, em parceria com a Escola da Vila e o Centro de Formação da Vila, promoveu o Ciclo de Palestras “Bem-estar: a potência da escola para o enfrentamento dos desafios pós-pandemia”.
O Ciclo contou com a presença de palestrantes de diferentes áreas de atuação e especialidades para pensar e discutir coletivamente estratégias para melhorar a convivência, favorecer a interação e enfrentar as consequências do isolamento social, respeitando sempre valores como a diversidade e a empatia.
Em 5 palestras gratuitas, transmitidas pelo YouTube, famílias, educadores e educadoras, convidados e convidadas refletiram sobre a infância e sobre a adolescência na contemporaneidade e sob a difícil contingência da pandemia.
E as palestras deixaram frutos!
Delas, nasce a Revista Bem-estar: a potência da escola para o enfrentamento da pós-pandemia”:
A publicação traz uma coletânea de artigos. Cada um deles fala sobre uma das palestras e ainda disponibiliza o link para que você possa assistir a todas elas!
Deixamos aqui, um trecho da abertura, por Sonia Barreira, Diretora Pedagógica da Bahema Educação.
“Este esforço coletivo é a expressão do empenho de todos para recuperar o bem-estar dos envolvidos na cena educacional, o sentido das aprendizagens e a relevância do convívio entre os pares. Educadores e familiares, superando seu próprio mal-estar, se envolveram na construção de cenários promissores e de experiências potentes para a construção de vínculos diversos. Os resultados são evidentes. O segundo semestre começa, nas escolas, mais alegre, menos tenso, com mais engajamento dos jovens e crianças nas propostas de ensino e na retomada de suas amizades.”
Boa leitura!