Durante o 1º trimestre os 2ºs anos estudaram o desenho. A primeira proposta foi um autorretrato. Cada aluno pôde olhar para os seus traços, o que o identificava e registrar através do desenho. Contamos com giz de cera de diferentes tons para pintar a cor da pele.
Em março, acompanhando o projeto de Ciências em que dávamos início, pesquisando sobre as árvores do pátio da escola, fizemos um percurso por esse ambiente, registrando através do desenho de observação e da técnica da frottage.
Com o objetivo de explorar o corpo, em especial as mãos, desenhamos usando todos os dedos da mão, prendendo com atilho ou fita crepe, um giz de cera em cada dedo.
Ao conhecermos as obras de Heloisa Prieto, pensamos numa proposta que conversasse com o que estávamos lendo. Sendo assim, brincamos de “mágica”, a partir do livro Os Sete Arco-Íris.
Desenhamos em sequência o crescimento de uma árvore, em que cada etapa ficou em uma folha, construindo um flipbook.
Já pensou em desenhar de ponta cabeça? Nós fizemos e vimos que o corpo é capaz de produzir movimentos, gestos e desenhos. O corpo, nesse caso, foi o principal instrumento, além do lápis.
O cartão do Dia das Mães foi um tanto inusitado. Desenhar com cubos de gelo exigiu agilidade, mas o resultado ficou especial.
Carta da terra
Fizemos a carta da terra. Algumas turmas enterraram e outras penduraram, de modo que, cada trabalho sofresse a ação do tempo: chuva, intempéries, aterramento, etc. Após, resgatamos as cartas e notamos que assim como a arte pode ser efêmera, os nossos desenhos também não são permanentes e podem sofrer a ação do tempo.
Visita à exposição da artista equatoriana Ericka Coelho.
No decorrer do projeto, visitamos a exposição Não sei desenhar, em que o próprio nome sugere uma preocupação inicial da artista: não saber desenhar e que, a partir disso, buscou no desenho digital, aprimorar a técnica e aprender com ela. Seus objetos de estudo são animais, de sua convivência, como os gatos, além dos amigos e familiares.
O trabalho que encerrou o semestre foi a ilustração, em caixas, dos textos de recomendação dos livros da Heloisa Prieto. As turmas foram organizadas em duplas e cada uma pintou uma caixa e no seu interior produziu uma cena referente ao livro lido.
E outras propostas seguem acontecendo no 2º trimestre… em breve publicaremos no site!