Grupos de questões
Clique nos botões/título de cada grupo de dúvidas:
- Qual a importância da adaptação dos alunos à escola? Como a escola encaminha esse processo?
- Algumas orientações específicas
- Como a escola se organiza para a passagem dos seus alunos do G5 ao 1º ano?
- Como acontece a adaptação dos alunos egressos da Projeto em outras escolas?
- O que é e como se desenvolve o processo de Alfabetização, segundo o entendimento da escola?
- Como a avaliação é concebida na escola?
- Como a escola avalia seu próprio desempenho?
- Há provas e notas para medir o rendimento escolar dos alunos?
- Quais os critérios de avaliação utilizados na escola?
- Pode haver reprovação na Projeto?
- Como as famílias são informadas dos resultados da avaliação de seu filho?
- E a avaliação das crianças com necessidades educativas especiais como acontece?
- O que a escola faz quando percebe alguma dificuldade no aluno?
- Qual a importância do brinquedo na vida da criança?
- Existe um brinquedo certo para cada faixa etária?
- Todas as crianças brincam do mesmo modo? Existem diferentes etapas no brincar?
- Existe um brinquedo certo para o menino e outro para a menina?
- O adulto pode intervir no brinquedo da criança? Como?
- Pode-se dar as armas de brinquedo para as crianças?
- E sobre os brinquedos da moda, o que fazer?
- Por que não se traz brinquedo de casa para a escola?
- O que é construtivismo, afinal?
- Qual o papel do professor numa proposta construtivista?
- Como a Projeto concebe o trabalho com a ortografia?
- Como a escola vê os erros dos alunos? Os professores fazem correções?
- Como e quando são feitas as correções e revisões de textos?
- E a Caligrafia, é trabalhada na escola?
- Porque trabalhar em grupos?
- Como formamos grupos?
- Como funcionam os grupos áulicos?
- Por que os grupos áulicos são considerados pela escola como uma forma tão especial de formação de subgrupos? Quais são as vantagens dessa formação em relação a outros tipos de agrupamentos?
- Quais os cuidados necessários?
- São adotadas outras formas de organização da turma na escola?
- Como trabalhamos para contemplar as diferenças individuais e o coletivo?
- Como intervir nas escolhas de leituras dos alunos?
- Deixar que levem para casa livros escolhidos por eles, mesmo com maior volume de texto?
- Ou restringir as escolhas que não acreditamos serem as mais adequadas para o momento?
- Para que servem os limites, afinal?
- Como ajudar as crianças a aprenderem a se relacionar?
- É melhor trabalhar em grupo ou individualmente?
- O que são as Mostras de Teatro?
- Pra que servem?
- Com que periodicidade acontecem?
- Como acontece o contato com as famílias na escola?
- Os responsáveis participam de situações em sala de aula?
- Como acontece a comunicação rotineira entre escola e família?
- As turmas costumam ser reorganizadas de um ano para o outro?
- Por que as turmas de 3º para 4º anos costumam ser reorganizadas?
- Como é feita/encaminhada essa reorganização das turmas no 4º ano?
- Por que é importante que os responsáveis compareçam às reuniões?
- Como são pensadas as reuniões gerais com as famílias na escola? Com que objetivos e formatos?
- As reuniões individuais não seriam mais produtivas? Ir nas reuniões individuais não basta?
- A escola promove passeios e visitas? Para quê? E com que periodicidade?
- Como são organizadas?
- Como procedemos quando temos mais responsáveis inscritos do que solicitamos para acompanhar o passeio ou visita?
- Como a escola aproveita o Parque Farroupilha, que está tão próximo?
- A escola recebe visitas?
- Como promovemos a relação da comunidade (pais, alunos, professores) com a cultura?
- O que é a PROJETO SOLIDÁRIA?
- Para que serve o tema de casa? Qual a sua importância?
- Qual a sua periodicidade?
- Quais são os tipos de tarefas e como é feita a devolução ao aluno?
- Qual o objetivo da escola com as “tarefas especiais para serem feitas com a família”?
- O que a escola espera das famílias neste aspecto?
- Os responsáveis podem ajudar? Como?
- E a correção ortográfica da escrita deve ser feita pelos responsáveis?
- Há tarefas diversificadas ou todos os alunos têm sempre o mesmo tipo de tema de casa?
- Onde está a tarefa?