A escola acredita que as datas comemorativas devem ser olhadas de modo crítico, com cuidado e atenção, pois, muitas vezes, apresentam intenções “suspeitas”, relacionadas, por exemplo, ao incentivo do consumo ou a datas religiosas, que não têm necessariamente relação com a realidade da maioria das crianças e suas famílias e nem com os princípios da escola, que não possui nenhum tipo de orientação religiosa, acolhendo as diferentes manifestações nesse sentido. No entanto, podemos, com reflexão e escolhas apropriadas, fazer de algumas dessas datas momentos significativos de aprendizagens dos(as) alunos(as), como o conhecimento e a reflexão sobre os hinos e os símbolos do país, estado e cidade em que vivemos e dos outros “lados” da história contada nos livros (datas cívicas), da cultura de diferentes regiões (festa junina), de questões ambientais etc.
Assim, no currículo da escola, a partir das escolhas realizadas, algumas datas são apenas referidas aos(às) alunos(as), através de uma breve conversa ou leitura, para não passarem “em branco”, já que às vezes elas são motivo até de feriado. Outras são trabalhadas de maneira mais aprofundada, em função de serem lembradas ou festejadas com hora cívica, festa, aula de música especial etc. Cada professor(a) recebe no início do ano a relação dessas datas e algumas sugestões e/ou combinados sobre atividades relacionadas, que podem ser ampliadas e qualificadas. Essas datas são revistas e retomadas a cada ano, avaliando-se o trabalho realizado e pensando sobre sua continuidade ou não.
Em relação à data do Dia das Mães e dos Pais, considerando que as famílias não são formadas, necessariamente, com essa mesma configuração, a escola opta por realizar o evento Projeto em Família, que acontece uma vez por ano, em um sábado letivo (uma data para cada etapa, EI e EF), com atividades especialmente programadas para serem realizadas em família.
Além dessas, algumas outras datas que a escola costuma marcar, ao longo do ano letivo, são:
• Aniversário da cidade de Porto Alegre (26/3), a independência do Brasil (7/9) e a Guerra dos Farrapos (20/9), através de uma reflexão sobre essas datas, cada série se encarregando de pesquisas relacionadas a uma delas para apresentar às demais turmas da escola (fundamental, em especial);
• Dia Internacional da Poesia (14/3), Dia Internacional do Livro Infantil (nascimento de H. C. Andersen) e aniversário da Editora Projeto (2/4), dia nacional do Livro Infantil (18/4 – nascimento de Monteiro Lobato) e aniversário da Biblioteca Lygia Bojunga (15/6), com leituras ou saraus em torno de obras relacionadas;
• Páscoa (conversas entre as turmas, lembrando que é um feriado católico);
• Dia Mundial da Água (22/3), do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6) e da Árvore (21/9), com alguma leitura informativa sobre os temas ou um mural, organizado com as crianças, dentro do trabalho de educação ambiental da escola;
• Dia de São João (24/6), com leituras sobre o sentido dessa festa, sua origem (festa popular), brincadeiras típicas das festas juninas na aula de EF e no pátio com professoras (especialmente com os menores), cantoria e/ou dança de quadrilha, com músicas especiais e as crianças caracterizadas, na quadra ou na aula de Música, bem como lanche típico coletivo;
• Dia da Criança (12/10), com brincadeiras e atividades especiais escolhidas e preparadas juntamente com os alunos de cada turma e também junto ao Grêmio Estudantil, como piquenique, show de talentos, baile a fantasia, torneios esportivos e cinema com pipoca, dia do Hoje Pode (eletrônicos na escola – para os maiores), entre outras;
• Dia do(a) Professor(a) e do(a) Funcionário(a) de escola (15/10), com encontro das turmas para o “Parabéns” aos(às) professores(as) e funcionários(as);
• Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), com alguma reflexão sobre a data, através de encontro com convidados e leituras;
• Aniversário da Escola (16/12), com encontro das turmas para o “Parabéns a você” e exposição de mensagens de cada turma;
• Natal, com montagem da árvore de Natal, decorada com enfeites preparados pelos(as) alunos(as), e confecção e exposição de mensagens das turmas, da equipe e das famílias.
Mais recentemente, a partir de estudos feitos pela equipe, viu-se a necessidade de trabalhar o mês de abril como o mês dos povos indígenas e de se abrir mais espaço para a valorização da cultura africana, para além de uma data específica, como forma de contemplar a Lei nº 10.639/2003, oportunizando que as crianças entendam a diversidade de culturas como algo que mostra quem somos, a nossa história. Também, a partir de 2023, temos a data de 21 de março para assinalar como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
Com relação a isso, vale ressaltar a presença, na matriz curricular, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental, de aspectos da história das culturas indígenas e africanas (afro-brasileiras), em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 07/2010.
No final do ano de 2022, a escola passa a contar com o NAMP (Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto), composto por pessoas da equipe pedagógica e administrativa, famílias, amigos(as), pesquisadores(as) e convidados(as). O NAMP tem como objetivo promover ações para/na comunidade escolar, buscando atuar na perspectiva de construção da ideia de multiculturalidade, acolhendo famílias oriundas de diferentes matrizes culturais (africanos, indígenas, migrantes e refugiados, se possível), através da oferta de bolsas de estudo integrais e semi-integrais, e para a abertura de um sistema de cotas raciais para a ampliação da diversidade em termos da equipe da escola. A atuação efetiva do núcleo passará a acontecer a partir do início do ano letivo de 2023.