Neca Baldi (*)
Fundamos a Escola Projeto há 34 anos. Parece mentira, passou muito rápido! Iniciamos na Paulino Teixeira, apenas com a educação infantil.
Ano após ano, fomos nos apropriando daquele espaço, fomos fazendo intervenções e deixando-o com a nossa cara. Em pouco tempo, tornou-se um lugar e um endereço muito especiais, cheio de histórias e lembranças: do trabalho, do pátio com árvores generosas, da pitangueira, do “garajão”, das rodas de música, das brincadeiras e sons das crianças, das reuniões e cursos de professores(as), dos encontros com famílias, das festas… um espaço que reuniu e segue reunindo gentes e vivências que sempre exaltamos!
A Escola Projeto nasceu com um DNA diferente! Sua inauguração – como muitos já sabem e gostamos de repetir – foi com uma Feira do Livro e muito sorvete para a criançada. De lá para cá, já se passaram 34 feiras de livros, estudos, leituras, conversas e grande afeto por muitos autores e autoras. Alguns do Sul, outros do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Recife, de BH…
Nosso trabalho com as manifestações artísticas também contempla as artes visuais e a música. Assim, anualmente, temos conosco artistas e suas obras potentes e maravilhosas, para conhecermos, aprofundarmos, desbravarmos e celebrarmos a culminância dos estudos com a Mostra de Artes e com o Show do(a) Músico/Musicista, ou da banda, da orquestra, do duo, que também fazem parte do repertório musical que oferecemos à comunidade. Uma superação e uma emoção a cada ano! Isso tudo, é claro, além dos projetos cotidianos desenvolvidos nas aulas de Teatro, Música, Artes Visuais e Literatura.
Em 2001, a escola ganhou uma maninha (e eu ganhei meu filho, João Pedro). E lá se vão 21 anos. Inauguramos a Unidade 2, com a intenção de oferecermos melhores condições físicas (de espaço) para os(as) pequenos(as), do infantil, e para os(as) maiores, do ensino fundamental. Foi algo corajoso. Um passo importante para a nossa escola! Daquele momento em diante, passamos a nos dividir entre a casa da Paulino e o casarão da José Bonifácio.
E saibam que nossa motivação sempre foi resultado de nossas convicções, que a essas alturas já tinham uma legião de adeptos(as), e do nosso desejo de ofertar uma educação de qualidade, humanizada, desde sempre inclusiva, não apenas com investimento em conteúdos obrigatórios, mas com um trabalho profundo na questão das relações – olhadas de forma legítima, respeitosa, com empatia e com atenção -, e também com reflexões sobre assuntos contemporâneos. Enfim, uma escola com o foco em uma educação integral.
Sempre acreditamos que um projeto pedagógico, para ser efetivo, consistente e significativo, deve promover estudos e imersões, deve contemplar atividades também com outras pessoas – que não somente as da nossa equipe –, embora saibamos e valorizemos a importância dos educadores e educadoras e de todo o pessoal de apoio para que a escola aconteça. Estar em contato com diferentes profissionais, de áreas diversas, aprendendo com eles(as), dentro e fora da escola, oportuniza experiências diversas e colabora para que algo maior aconteça, que faça sentido a adultos(as) e crianças, que toque, emocione, faça vibrar, instigue; e para que jamais esqueçamos que a educação precisa oferecer e promover experiências latentes, pulsantes! Afinal, essas aprendizagens são para toda a vida!
Nossos dias por aqui são fortes, são intensos. Sempre surge algo novo para nos inquietar, para provocar e nos fazer (re)pensar. Educação, para a gente, é isso. Não tem como ser algo linear, igual, sem altos e baixos, sem questionamentos.
Foram 34 anos entre as Unidades 1 e 2, em que muitas famílias viveram momentos especiais de aprendizagem, crescimento e educação envolvendo muita arte! E agora, mudaremos!!!
Nossa escola, originalmente de “irmãs de sangue”, estará, em 2023, em uma nova sede, um prédio das Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria, local em que também atendiam crianças e que foi fechado na pandemia. Incrivelmente o mesmo motivo que nos fez ir atrás de uma alternativa viável para seguir com a Projeto num espaço amplo e único, com a nossa equipe de educação infantil e ensino fundamental toda junta, pela primeira vez, em um espaço sob medida pra essa união! Esse novo espaço, com quadra esportiva, com pátios internos e externos, com estacionamento, vai nos proporcionar MUITAS e INFINITAS possibilidades. Um lugar especial, um lugar literalmente com muita luz! Um espaço que oportunizará grandes inovações.
Faço aqui um convite: se, de alguma forma, vocês que estão lendo este texto, vivem ou viveram a Projeto – seja como pais, mães, alunos, alunas, professores(as), amigos(as), fornecedores, profissionais da saúde ou outros –, repliquem ou encaminhem essa notícia para que mais pessoas acessem a nossa escola e venham fazer parte dela. É uma forma bacana e legítima de fazer chegar a mais gente esse importante momento da Escola Projeto em sua nova sede na Avenida Ipiranga 585.
Esperaremos a visita de vocês, no quadrado formado pela Getúlio Vargas, Marcílio Dias, Múcio Teixeira e Ipiranga. A partir de 2023, um quadrado de peso para a educação em nossa cidade.
(*) Diretora da Escola Projeto.