Edu do Nascimento (*)
Escrevo para agradecer à Deborah Vier Fischer, coordenadora dessa linda Escola Projeto, entre outras pessoas. Tenho certeza de que vocês são uma equipe, que trabalha num coletivo, e que são inovadores, tendo ideias para uma sociedade mais justa. Sorte a nossa! As crianças que estão nesta escola são iluminadas: a gente vê, no conjunto, o acolhimento, que envolve pais, todos(as) da escola e da comunidade. Tenho muito a agradecer a vocês!!!
IPORÍ
ESPIRITO QUE GOVERNA O PENSAMENTO
Esse espírito de amor, de carinho, de gentileza, de trocas de saberes, que fica na nossa memória, esteve presente naquele encontro. Foi uma troca constante de sabedorias, alimentadas por jovens atentos a tudo que se movia na sala. Eu como mestre ficava iluminado com a energia de amorosidade e inteligência ávida dos alunos. Aliás, o meu total respeito pelos mestres professores que ali estavam, entre eles o meu pai Giba Giba.
Turmas de 3º, 4º e 5º anos, professoras Vanessa, Caliana e Ana Carolina, também a coordenadora Deborah e os professores de área, Débora e Márcio, pessoal do +Projeto, Roger e as crianças, estou muito iluminado. Obrigado.
“A partir das relações que estabelecem entre si, os homens criam padrões de comportamento, instituições e saberes, cujo aperfeiçoamento é feito pelas gerações sucessivas, o que lhes permite assimilar e modificar os modelos valorizados em uma determinada cultura. É a educação, portanto, que mantém viva a memória de um povo e das condições para a sua sobrevivência. Por isso dizemos que a educação é uma sobrevivência. Por isso dizemos que a educação é uma instância mediadora que torna possível a reciprocidade entre indivíduo e sociedade” (Aranha, 1996, p. 15).
A educação é símbolo e memória de uma sociedade, de suas etnias e culturas. O tambor é essência do povo negro. E ali estava sendo contada a história do sopapo, o nosso tambor, feito por mãos negras e que passou de uma ancestralidade a outra. A mim cabe espalhar e continuar esses saberes. Viva meu pai Giba Giba, que me ensinou!
Obrigado, Escola Projeto!
(*) Percussionista e educador musical, filho do saudoso Giba Giba, cantor compositor e ativista cultural estudado na escola em 2008.