Gabriela Ribeiro Filipouski (*)
Depois de dois longos anos de dúvidas e incertezas, finalmente o ano de 2022 iniciou, e esperamos que termine com uma volta à antiga rotina.
Aprendemos a lidar e conviver com o vírus, mas reflexos da pandemia podem ser sentidos em muitas frentes e as crianças precisam aprender ou reaprender a lidar com inúmeras situações (algumas, para os mais novos, até desconhecidas, como, por exemplo, fazer um amigo novo na praça ou se adaptar a uma rotina de sala de aula mais estruturada).
A escola representa muito mais do que um espaço de aprendizado de conhecimentos. É o primeiro ambiente, depois da família, em que as crianças experimentam o convívio social, lidam com pessoas e situações diferentes e recebem estímulos para crescerem com saúde e proteção.
Nesse espaço há a confluência de vários aspectos da vida da criança, sejam eles emocionais, cognitivos, sociais, afetivos ou físicos.
Como a criança se desenvolve de forma integral, o tempo de distanciamento da escola afetou em todos esses aspectos e devemos facilitar e respeitar o ritmo de cada uma delas neste retorno. Dessa forma, cada criança precisa ser respeitada em sua individualidade e as dificuldades enfrentadas não podem deixar de ser entendidas pelo prisma de um reflexo do que vivemos. Crianças, professores, coordenadores e funcionários voltam para a rotina com outra experiência de vida e com diferentes histórias sobre esse fatídico período. Todos devemos estar preparados para acolher as possíveis situações socioemocionais a serem enfrentadas.
É importante pensar não só em metodologias para a recuperação de possíveis aprendizados incompletos, mas também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e no aprendizado que as vivências do período de isolamento podem ter proporcionado a cada um.
Assim, famílias e escola devem estar abertas e atentas para compartilhar dificuldades e experiências. Por isso, para abrir as Rodas de Conversa com as Famílias de 2022 nos propomos a conversar sobre esses aspectos. Será na quarta-feira, dia 25 de maio, das 19h às 20h, no auditório da Unidade 2. Programem-se para estar conosco na nossa primeira roda presencial. Esperamos vocês!
(*) Psicóloga que coordena as Rodas de Conversa com as Famílias da Projeto, desde abril de 2021, e mãe do Bernardo, aluno do 4º ano da escola.