“Certo dia, o Tambor do Museu de Percurso do Negro, que fica na Praça Brigadeiro Sampaio, foi tomado por uma intensa vontade de andar e vivenciar experiências. O Tambor acabou percorrendo lugares, conhecendo pessoas e vivenciando práticas culturais junto à população negra, na cidade de Porto Alegre.”
Durante o estudo sobre o Percurso Negro na cidade de Porto Alegre, a turma 33 partiu para “As viagens do Tambor”. O desafio das alunas e alunos foi descobrir: Para qual lugar foi Tambor? Está em companhia de qual personagem? E se divertindo em qual prática cultural?
Será que o Tambor está com o músico Giba Giba, no Mercado Público, participando de uma Roda de Capoeira? Ou está com Mestra Iara Deodoro, na Ilhota, pulando Carnaval?
O mistério foi descoberto e a turma se divertiu muito explorando “As Viagens do Tambor”, esse jogo incrível desenvolvido no Programa de Extensão Universitária Laboratório de Ensino de História e Educação, da UFRGS, tendo como um dos colaboradores o historiador Maurício Dorneles, que contribuiu com nossos estudos e participou da caminhada do Museu do Percurso Negro.