Você já imaginou o que uma simples caminhada ao redor da escola pode render de ensinamentos? A gente aqui na Escola Projeto não só imaginou como realizou. Numa parceria com o A Pezito, uma iniciativa do TransLAB, laboratório de cidadania e inovação social de Porto Alegre, a Projeto incluiu dentro dos estudos de Educação Ambiental das turmas dos 2º anos a vivência de caminhar a pé pela vizinhança observando de perto o espaço público, a natureza e as pessoas ao seu redor. A cada passeio, monitorado pelas professoras e integrantes do A Pezito, e na companhia de familiares, convidados para a atividade, as crianças conseguem identificar problemas, planejar soluções e, o melhor, exercer a cidadania desde pequenas.
– O Projeto A Pezito promove uma aula ao ar livre. Valoriza o olhar das crianças, permitindo que elas possam constatar os problemas, pensar e levantar soluções para o entorno, no caso as ruas próximas da escola – diz Neca Baldi, diretora da escola.
Idealizado em 2014 pela jornalista Renatha Morés, o A Pezito é um convite para andar pela cidade com mais qualidade de vida e cidadania.
– Foi nosso jeito de dizer que na rua também se aprende e não só em sala de aula – diz Renatha.
Prova disso, segundo Renatha, é a reação dos alunos da Projeto a cada passeio:
– Muitos deles têm o costume de ir e voltar pra escola de carro, mas se mostraram extremamente curiosos e empolgados em fazer caminhadas e conhecer a vizinhança da escola. Paravam para conversar com idosos e artistas, identificando problemas como o descarte inadequado do lixo e se maravilhavam com as ruas arborizadas do entorno e pracinhas pequenas do entorno – comenta.
As percepções do percurso são fundamentais, segundo Renatha, para que as crianças identifiquem as causas dos problemas ou dos aspectos positivos.
– Fizemos passeios em dias muito quentes, e o fato de ter muitas árvores no percurso atestou pra eles a importância da arborização para aplacar o calor – revela.
Pais, avós, tios e familiares próximos dos alunos são bem-vindos nos passeios do A Pezito.
– Nossa ideia é mostrar que, com organização, combinações prévias, pontos de controle e em grupo é sim possível usar o espaço público, passear a pé pela cidade. Além de divertido, essa vivência cotidiana, em família, ajuda a criar crianças mais atentas para a cidade, sensibilizadas pelos problemas comuns à sociedade, permitindo que, no futuro, sejam adultos mais ativos.
Em maio, o A Pezito volta com tudo na escola. Mais adiante divulgamos flagras dos novos passeios e descobertas.
Saiba mais: https://www.facebook.com/andarapezito/?fref=ts