Beth Baldi (*)
Volta e meia, aqui no nosso blog, aparece alguma indicação de material da Escola da Vila, de São Paulo, ou do Centro de Formação da Vila, que, desde sempre, organiza cursos, palestras e diferentes atividades formativas para a equipe da própria escola e de outras instituições.
Desde o início da Projeto (lá em 1988), professoras(es), coordenadoras e direção frequentam formações dessas instituições que temos como referência, ampliando e aprofundando conhecimentos teóricos e práticos sobre ensino e aprendizagem, didática, gestão escolar, relação com famílias e outros tantos aspectos educacionais.
E assim continuamos atualmente, quando estão ligadas ao Grupo Bahema Educação, que já reúne quase 15 escolas, com projetos pedagógicos alinhados quanto à formação de pessoas críticas e autônomas.
Na perspectiva da qualidade dessas atividades formativas, trazemos hoje a nossos(as) leitores(as) a divulgação do Ciclo de Palestras “Bem-estar: a potência da escola para o enfrentamento dos desafios pós-pandemia”, promovido pelo Grupo e já indicado no item ATIVIDADES ESPECIAIS / PROJETO INDICA do menu do nosso site: https://www.escolaprojeto.g12.br/o-bem-estar-no-pos-pandemia/
Diz Fernanda Flores, da direção da Escola da Vila, em texto publicado no Blog da Vila (https://blog.escoladavila.com.br/o-bem-estar-no-p%C3%B3s-pandemia), referindo a ideia norteadora do ciclo:
“Além da importante atenção voltada às defasagens de aprendizagens e conteúdos, atualmente, um dos assuntos que mais preocupa famílias, educadores e educadoras é a saúde mental das nossas crianças e jovens.”
E continua esclarecendo que nas palestras “os convidados e convidadas refletiram sobre a infância e sobre a adolescência na contemporaneidade e sob a difícil contingência da pandemia.”
É por isso, e buscando que esse valioso e super oportuno material seja aproveitado por mais pessoas, que divulgamos tanto a revista com artigos sobre as palestras, como seus links, que estão dentro da revista a ser baixada.
Confiram lá e bom proveito!
(*) Diretora Pedagógica da Projeto.