Annete Baldi (*)
É o Tambor de Crioula será nossa 110ª publicação e o primeiro livro de uma autora negra, viva, com personagens negros e com temática afro-brasileira no catálogo da Editora Projeto.
Já era hora, não?
Publicamos desde 1992. Ou seja: em 28 anos, foram publicadas 109 obras entre infantis, juvenis, minilivros de animação e livros e revistas de educação. Média de 3,89 obras/ano. Não é muito levando em conta a média da concorrência. Mas é muito para a Editora Projeto.
Importante lembrar que publicamos dois livros de Machado de Assis, um para crianças (Agulha ou linha, quem é rainha?), adaptado, e outro para jovens (Cinco histórias do Bruxo do Cosme Velho), integral, em 1992 e em 1995, respectivamente. E bem mais importante ainda é lembrar que somente em 2019 a negritude de Machado foi badalada…
Pois já há alguns anos eu vinha sentindo um pequeno-que-passou-a-grande desconforto em eventos com venda ao público em que era confrontada com o meu próprio não como resposta às perguntas de compradores e compradoras de diferentes idades, brancos, brancas, negros e negras: “vocês têm livros com personagens negros?” ou “vocês têm livros com temática afro?”
Para mim, este livro de Sonia Rosa cumpre lindamente a função de preencher essa parte que faltava em mim como editora branca, como empresária branca e como cidadã branca. Especialmente neste momento, em que vivemos essa intensa movimentação antirracista, o livro de Sonia Rosa, que registra pela primeira vez que se saiba, para as crianças brasileiras de todas as cores, a devida reverência à essa bela expressão cultural que em 2007 se tornou Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Obrigada, Sonia Rosa! Obrigada, Mariana Massariani. E viva o Tambor de Crioula!
PRÉ-VENDA até dia 19 de Julho!
A narrativa em versos de Sonia Rosa carrega os leitores para dentro da roda. Embalados pelo ritmo da batida dos tambores e hipnotizados pelas cores em movimento das saias das dançadeiras criadas por Mariana Massarani, todos cantam, todos giram, todos celebram.
Genuinamente maranhense e declarado como patrimônio cultural brasileiro em 2007, o Tambor de Crioula é referência de identidade e de resistência dos valores culturais afro-brasileiros.
Comprando o lançamento na Pré-Venda você ganha um imã exclusivo de uma ilustração de Mariana Massarani, além de uma linda sacola de pano!
Frete Grátis para Porto Alegre, usar o cupom: FRETEPOA
Acesse: www.lojaeditoraprojeto.com.br/pd-76FB16.html
(*) Mãe de ex-aluno, coordenadora editorial da Editora Projeto e assessora da escola para a área da leitura.
Créditos foto em destaque para Márcio Vasconcelos